Sexo e segurança no tempo do Covid-19. O Vade-mécum

Como você pode redescobrir a intimidade durante esse período evitando comportamentos que possam colocar em risco a sua própria saúde e a do seu parceiro? Especialistas têm feito algumas recomendações para viver a sexualidade de forma serena, mesmo nestes momentos de distanciamento social.

A redução da distância física não significa que o risco de infecção por Covid-19 tenha diminuído ou desaparecido: muito pelo contrário. Embora pareça que a transmissão do vírus através de secreções vaginais ou líquido seminal seja muito remota, uma vez que apenas em dois estudos o vírus foi encontrado nos testículos de um homem e no líquido vaginal de uma mulher, ainda assim é preciso ter cuidado e se proteger. O preservativo, associado à contracepção hormonal, é sempre uma excelente arma, mesmo diante de possibilidades de risco muito baixas.

Coronavirus

A principal fonte de infecção continua sendo a saliva e as secreções das vias aéreas superiores. O beijo pode ser a rota de transmissão do Covid-19. O risco, porém, é mínimo se ambos os parceiros tiverem cumprido as diretrizes da "Fase 1" sobre contenção e isolamento.

Lembre-se que o parceiro mais seguro é alguém com quem você vive ou já viveu antes do isolamento. Seria saudável, por enquanto, evitar contato próximo - inclusive sexo - com alguém que você não conhece bem. É certo que beijar pode ser mais arriscado do que ter relações sexuais, mas não há intimidade sexual sem beijar! Então, vamos evitar ter relações sexuais com alguém que não seja o parceiro habitual.

Em resumo, para quem tem um parceiro regular e tem seguido as regras de higiene e distanciamento social, o sexo permanece seguro e o beijo é saudável. Por outro lado, para aqueles que normalmente praticam uma sexualidade não-monogâmica, mais ocasional, o conselho é evitá-la para salvaguardar a própria saúde e a dos outros", concluem os especialistas.

Aqui está o vade-mécum

  1. O parceiro mais seguro é alguém com quem você vive ou já viveu antes do isolamento.
  2. O beijo pode ser a rota de transmissão do Covid-19. Mas não se preocupe se o casal seguiu as instruções da "Fase 1".
  3. Preste mais atenção à higiene íntima, antes e depois das relações sexuais.
  4. É melhor evitar relações sexuais ou contato íntimo se um dos dois parceiros estiver doente ou tiver testado positivo para coronavírus. Neste caso, seguir as regras gerais de isolamento doméstico.
  5. Entretanto, é melhor evitar relações sexuais casuais desprotegidas. De qualquer forma, lembre-se que embora a pílula contraceptiva proteja contra gravidezes indesejadas e o preservativo também proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, estes dois cuidados não defendem contra o Covid.
  6. A relação oral/genital poderia disseminar o Covid-19. Existem dispositivos de látex comercialmente disponíveis, geralmente utilizados como barreira entre a boca e o ânus ou vagina, que são eficazes na prevenção de infecções orais, vaginais ou anais.
  7. Casais à distância podem tentar o sexting, que é a troca de mensagens com conteúdo erótico. Entretanto, preste muita atenção ao risco do pornô de vingança (revenge porn).
  8. Em caso de dúvida, consulte sempre o seu médico ou especialista.